Espinafre: Veja a diversidade de benefícios que ele pode…

  • por
espinafre

Benefícios para a saúde

Espinafre para os Ossos

Certamente a Fundação Nacional de Osteoporose  recomenda comer espinafre por seu teor de vitamina K e magnésio. Assim apenas uma xícara de espinafre cozido contém 987% das necessidades diárias de vitamina K e 39% das de magnésio.

De acordo com o Centro Médico da  Universidade de Maryland , nas últimas décadas, ficou claro que a vitamina K é importante para a saúde óssea. Então uma revisão publicada na  Nutrition  observou que a ingestão de vitamina K pode reduzir as taxas de fratura. Por certo trabalhar com vitamina D para aumentar a densidade óssea e afetar positivamente o equilíbrio de cálcio. Decerto seu corpo usa vitamina K ao construir ossos, e os efeitos parecem ser especialmente importantes para as mulheres. 

Um grande  estudo de 2003 do  American Journal of Clinical Nutrition mostrou que baixos níveis de vitamina K estavam associados à baixa densidade óssea em mulheres, mas não em homens. 

Certamente outro estudo publicado no  American Journal of Clinical Nutrition  em 1999 descobriu que a baixa ingestão de vitamina K estava associada a um risco aumentado de fraturas de quadril em mulheres de meia idade. 

Isso é especialmente interessante porque as mulheres viram resultados da ingestão de alface. Assim mostrando que o consumo alimentar de vitamina K através da ingestão de vegetais (não suplementos) é benéfico. 

Quando se trata de homens…

Os efeitos da vitamina K e da saúde óssea podem se tornar mais aparentes à medida que envelhecem. Um estudo de 2000  observou um risco reduzido de fratura de quadril entre mulheres idosas e homens idosos que consumiram mais vitamina K.

O alto nível de potássio no espinafre também é útil na proteção contra a perda de densidade mineral óssea, disse Ware. Além disso, o espinafre contém cálcio, conhecido por ser importante para os ossos. O cálcio no espinafre é, no entanto, difícil de absorver. Portanto, o Comitê de Médicos em Medicina Responsável recomenda a obtenção de cálcio de outras fontes vegetais, como  brócolis  e  couve , ou laticínios. 

Anemia por deficiência de ferro 

Este é o tipo mais comum de anemia, e as mulheres são seu maior grupo de risco. Sem ferro suficiente, seu sangue não pode produzir hemoglobina suficiente, uma proteína do sangue que dá às células sanguíneas a cor vermelha e transporta oxigênio para os órgãos. 

A ingestão de alimentos ricos em ferro é importante para quem sofre ou corre o risco de anemia e, com 36% de suas necessidades diárias de ferro por xícara cozida, o espinafre é uma boa opção. 

A Organização Nacional de Saúde da Mulher,  bem como o  Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue,  recomenda comer espinafre. Como parte de um programa de prevenção ou tratamento da anemia. 

Espinafre para pele e cabelo

“Quer um cabelo com aparência mais saudável? Coma mais espinafre! adoraram. “O espinafre é rico em vitamina A, um nutriente necessário para a produção de sebo para manter os cabelos hidratados. A vitamina A também é necessária para o crescimento de todos os tecidos corporais, incluindo pele e cabelo. ” 

De acordo com o  Instituto Linus Pauling da Universidade Estadual do Oregon , a vitamina A é um composto de retinóides. Popular em tratamentos antienvelhecimento da pele. Além disso, a  vitamina C  pode ajudar a manter a pele jovem e ajuda na cicatrização de feridas. “A ingestão adequada de vitamina C, que o espinafre pode ajudar a fornecer, é necessária para a construção e manutenção do colágeno, que fornece estrutura à pele e cabelos”. Disse Ware. 

Câncer

O espinafre é um destaque em termos de mistura de componentes fitonutrientes. De acordo com os alimentos mais saudáveis ​​do mundo, ao contrário da maioria das outras frutas e legumes. O espinafre contém agentes de combate ao câncer chamados glucuronídeos de metilenodioxiflavonol. 

É também uma excelente fonte de antioxidantes luteína, zeaxantina, neoxantina e violaxantina. Todos estes são anti-inflamatórios, que podem ser úteis na prevenção do câncer. Advertisement

Os altos níveis de clorofila do espinafre podem ter efeitos anticancerígenos e anticancerígenos. Uma revisão da pesquisa sobre dieta anticâncer publicada no  Nutrition Journal  explicou que isso ocorre porque a corofila ajuda a unir hidrocarbonetos, aflatoxinas e outras moléculas hidrofóbicas. Que podem estar associadas ao câncer e as expulsa. Além disso, um estudo japonês de 2001   descobriu que as folhas de espinafre contêm dois poderosos promotores antitumorais. 

Alguns estudos observaram possíveis efeitos anticâncer entre câncer de próstata, mama e próstata. Um estudo publicado no  Journal of Nutrition  analisou 15 tipos de carotenóides para ver se eles combatiam células cancerígenas e descobriram que apenas a neoxantina do espinafre e a fucoxantina das algas marrons eram significativamente eficazes. 

Um estudo  de três anos  do início dos anos 90

Descobriu que mulheres que ingeriam espinafre ou cenoura crua mais de duas vezes por semana tinham menor risco de câncer de mama, enquanto um estudo mais recente   de 2009 analisou a relação entre a ingestão de flavonóides e o câncer de ovário. Entre suas muitas descobertas, este estudo em larga escala observou um risco menor de câncer de ovário entre as mulheres que comeram mais espinafre do que aquelas que comeram menos. 

Embora a maioria das pesquisas sobre o câncer ainda se concentre em fitonutrientes, antioxidantes e flavonóides como um todo, e não especificamente no espinafre, o perfil alto de flavonóides do espinafre sugere que ele pode ter benefícios gerais de prevenção do câncer. 

Espinafre para Asma

“Os riscos para o desenvolvimento de asma são mais baixos em pessoas que consomem uma grande quantidade de certos nutrientes, sendo um deles o beta-caroteno”, disse Ware. O beta-caroteno também pode ajudar as pessoas que sofrem de asma a reduzir seus sintomas. Um estudo da  Annals of Asthma, Allergy & Immunology  descobriu que pessoas com asma induzida por exercício não desenvolveram sintomas durante uma sessão intensa de sete minutos após consumir 64 mg de beta-caroteno por uma semana. “Muitas pessoas pensam automaticamente em frutas e vegetais alaranjados quando pensam em beta-caroteno, mas o espinafre também é uma excelente fonte”, disse Ware. 

O teor de magnésio do espinafre também pode ser bom para quem sofre de asma. O magnésio pode ser um tratamento de emergência eficaz para ataques de asma. Mas uma  revisão  de literatura de estudos envolvendo magnésio e asma descobriu que apenas o magnésio intravenoso é conclusivamente útil; a eficácia do magnésio por via oral ou vaporizada não é clara. 

Diabetes

“O espinafre contém um poderoso antioxidante conhecido como ácido alfa-lipóico, que demonstrou diminuir os níveis de açúcar no sangue e aumentar a sensibilidade à insulina e diminuir a neuropatia periférica [fraqueza ou dormência nas mãos ou nos pés] em pacientes com diabetes”, disse Ware. O Centro Médico da Universidade de Maryland  observa que grande parte da pesquisa foi feita com ácido alfa-lipóico intravâneo, portanto, é menos claro que consumir o antioxidante por via oral tem os mesmos resultados. Um estudo de 2006 publicado no  Diabetes Care  descobriu que o consumo de 600 mg de ácido alfa-lipóico por via oral todos os dias por cinco semanas melhorava os sintomas neuropáticos, como facadas e queimaduras, dormência nos pés e parestesia (uma sensação de formigamento ou coceira), mais do que um placebo. 

Coração

Ware observou que os níveis de potássio do espinafre são saudáveis ​​para o coração. “A alta ingestão de potássio está associada a um risco reduzido de derrame, pressão arterial mais baixa, menor risco de morte por doença cardíaca”. 

O potássio é uma parte essencial da saúde do coração, de acordo com a  American Heart Association . Muitos estudos o associaram à pressão arterial mais baixa, porque promove a vasodilatação (alargamento dos vasos sanguíneos), de acordo com  o nutricionista de hoje . Um estudo com 12.000 adultos, publicado no  Archives of Internal Medicine , mostrou que aqueles que consumiam 4.069 mg de potássio por dia reduziam o risco de doenças cardiovasculares e doenças isquêmicas do coração (caracterizadas pela redução do fluxo sanguíneo no coração) em 37% e 49% , respectivamente, em comparação com aqueles que tomaram 1.793 mg por dia. 

Os níveis astronômicos de vitamina K do espinafre também estão associados à saúde do coração e à coagulação do sangue. Segundo o  Instituto Linus Pauling , a vitamina K é um fator essencial na coagulação do sangue, e a falta dela pode causar hemorragias. Há também sugestões de que a vitamina K possa reduzir o risco de doença cardíaca, pois sem ela os mecanismos que impedem a formação de calcificação dos vasos sanguíneos podem se tornar inativos. Estudos ainda são inconclusivos, no entanto, e uma revisão deles, publicada na revista  Advances in Nutrition , sugeriu que pesquisas futuras deveriam se concentrar especificamente em pacientes com deficiência de vitamina K. 

Gravidez

A essencialidade do ácido fólico (também conhecido como folato) durante a gravidez está  bem documentada . O ácido fólico pode ajudar a prevenir defeitos do tubo neural – especificamente espinha bífida e anencefalia – que ocorrem no início da gravidez. Como é difícil para as mulheres obter ácido fólico suficiente apenas com os alimentos, o  Centro de Controle de Doenças  recomenda tomar 400 mcg se você estiver grávida ou puder engravidar. Mas o espinafre também pode ajudar a aumentar sua ingestão de ácido fólico, com 66% de suas necessidades diárias de folato (pré-gravidez) por xícara cozida. 

Olhos

O espinafre  é uma boa fonte de carotenóides, luteína e zeaxantina, associados a ajudar a prevenir a degeneração macular e a catarata relacionadas à idade. De acordo com  o Scripps Research Institute , estudos mostraram que aqueles que ingeriram espinafre três vezes por semana tiveram um risco 43% menor de desenvolver degeneração macular.

espinafre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.