Especiarias: elementos preciosos para a cozinha!

especiarias

Não ama medicamentos e procura algumas alternativas? Por que não tirar proveito dos benefícios das especiarias, eles são poderosos antibióticos.

Especiarias: elementos preciosos para a cozinha, essenciais para o nosso bem-estar

Certamente especiarias e ervas devem se tornar seus melhores amigos na cozinha. Assim seu poder benéfico regula o equilíbrio do sistema, ajuda a digestão e estimula o sistema imunológico.

Então para confirmar, é um estudo recente da Universidade de Oxford. Por certo os pesquisadores analisaram várias plantas aromáticas, encontrando uma alta porcentagem de substâncias antibacterianas.

As especiarias, portanto, atuam como um antibiótico natural e revelam sua eficácia, especialmente no tratamento de doenças sazonais.

Têm poderes antibióticos?

Vamos aprender mais sobre quais especiarias têm ação antibiótica: 

  • Açafrão : frequentemente usado como cosmético natural, é um antioxidante e anti-inflamatório natural. Segundo alguns estudos, açafrão reduz o risco de insuficiência cardíaca e diabetes, retardando o crescimento de células cancerígenas.
  • Canela : útil para equilibrar a quantidade de açúcar no sangue, melhora as condições de saúde de pacientes com doenças cardiovasculares. Também é bom para aqueles que sofrem de pressão alta e colesterol.
  • Orégano : rico em agentes antibacterianos, também é usado em alguns enxaguatórios bucais por seu poder na tosse calmante e atenuação da dor intestinal.
  • Tomilho : excelente anti-séptico e antibacteriano, fácil de cultivar em sua própria casa! (leia nossa “jardinagem em casa”).
  • Alecrim : rico em antioxidantes, é útil para a memória, concentração e regularidade intestinal. Além disso, um estudo de 2010 mostrou sua capacidade de reduzir o risco de câncer.

Substitua o sal por especiarias

Decerto especiarias são fundamentais para a perda de peso: seu sabor pode compensar facilmente a ausência de sal. Certamente por causa dos riscos relacionados à ingestão de sal refinado, os especialistas sempre recomendam omiti-lo. Assim para substituir o sal, use temperos e ervas para dar sabor aos alimentos: noz-moscada, gengibre, curry, pimenta e pimenta vermelha são excelentes alternativas. Entre as ervas, recomendamos sálvia, hortelã, orégano, manjerona, tomilho, sementes de erva-doce e manjericão. 

especiarias

1 comentário em “Especiarias: elementos preciosos para a cozinha!”

  1. Pingback: Canela: a especiaria número 1 do mundo! - Saúde é Vital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.