Caspa atualmente pode ser tratado assim…

  • por

Primeiramente a caspa é uma condição da pele que afeta o couro cabeludo, causando coceira, descamação da pele e manchas oleosas.

As causas da caspa incluem:

  • dermatite seborréica
  • pele seca
  • reações alérgicas a produtos para o cabelo e pele
  • outras condições da pele, como eczema ou psoríase
  • dieta
  • crescimento excessivo de um fungo tipo levedura chamado Malassezia

Assim existem muitos medicamentos tópicos vendidos sem receita (OTC) e xampus especiais que tratam a caspa. No entanto, as pessoas também podem ajudar a eliminar a caspa em casa usando os remédios naturais abaixo.

1. Óleo de tea tree

O óleo da árvore do chá é então um óleo essencial proveniente da planta Melaleuca alternifolia. Historicamente, as pessoas usam o óleo da árvore do chá para tratar uma variedade de condições, como por exemplo acne, pé de atleta e dermatite.

O óleo da árvore do chá contém um composto chamado terpinen-4-ol, que possui poderosas propriedades antimicrobianas. Decerto os óleos da árvore do chá que contêm altas concentrações de terpinen-4-ol podem ajudar a reduzir a caspa, suprimindo o crescimento de fungos e bactérias no couro cabeludo.

Por certo os autores de um estudo de 2018 examinaram a composição bacteriana do couro cabeludo de 140 mulheres indianas e descobriram que mulheres com caspa tendem a ter mais bactérias Staphylococcus epidermidis (S. epidermidis) do que aquelas sem caspa.

Assim com uma revisão de 2017 examinou os efeitos antimicrobianos de vários óleos essenciais. Dessa maneira os autores sugeriram que os compostos no óleo da árvore do chá podem controlar efetivamente as bactérias S. epidermidis.

Certamente a aplicação de óleo da árvore do chá diretamente no couro cabeludo pode causar inflamação ou erupções cutâneas. Portanto, as pessoas interessadas em usar o óleo da árvore do chá para tratar a caspa podem começar adicionando algumas gotas ao shampoo comum.

Desse modo como alternativa, xampus contendo óleo de tea tree estão disponíveis em algumas farmácias e on-line.

2. Óleo de capim-limão

Tradicionalmente, as pessoas usam capim-limão e óleo de capim-limão para sobretudo tratar problemas digestivos, diminuir a pressão arterial e reduzir o estresse.

O óleo de capim-limão tem propriedades principalmente antimicrobianas e anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir os sintomas da caspa.

Então de acordo com as descobertas de um pequeno estudo publicado em 2015, os tônicos capilares que contêm 10% de óleo de capim-limão reduziram a caspa em 81% após duas semanas.

Assim como o óleo da árvore do chá, o óleo de capim-limão pode causar irritações ou reações alérgicas se uma pessoa o aplicar diretamente na pele. As pessoas podem diluir o óleo de capim-limão com água ou misturar algumas gotas no shampoo ou condicionador comum.

Todavia as pessoas podem comprar óleo de capim-limão em lojas de produtos naturais e online.

caspa

3. gel de aloe vera

Primeiramente aloe vera é uma planta suculenta conhecida por suas propriedades curativas. Principalmente o gel em suas folhas contém vários compostos bioativos, como aminoácidos e antioxidantes, que podem reduzir a caspa.

Então os autores de uma revisão de 2019 examinaram 23 ensaios clínicos envolvendo Aloe vera. Assim os resultados desses estudos sugerem que o gel de aloe vera pode melhorar a retenção de umidade na pele e promover a cicatrização de feridas. Inegavelmente o aloe vera também pode reduzir a inflamação, o que pode ajudar as pessoas com sintomas de caspa, como coceira.

De acordo com pesquisas realizadas em 2015 sugerem que as propriedades antifúngicas e antibacterianas do Aloe vera podem prevenir a caspa.

Os autores de um pequeno estudo envolvendo 25 pessoas concluíram que um novo gel tópico contendo Aloe vera era eficaz no tratamento de uma forma de caspa chamada dermatite seborreica.

As pessoas podem usar gel de aloe vera diretamente da planta ou comprar o gel online.

4. Ácidos graxos ômega-3

Os ácidos graxos ômega-3 podem baixar a pressão sanguínea, aumentar os níveis “bons” de colesterol HDL e apoiar a saúde do coração e do cérebro. Uma deficiência desse ácido graxo pode resultar em sintomas adversos, como caspa, unhas quebradiças e pele seca.

Os ômega-3 oferecem vários benefícios à pele, como

  • gerenciamento da produção de petróleo
  • regulando a inflamação
  • melhorando a hidratação
  • reduzindo sinais de envelhecimento

Os alimentos que contêm grandes quantidades de ômega-3 incluem salmão, cavala e nozes. As pessoas também podem tomar suplementos de ômega-3.

Os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) recomendam que a maioria dos adultos consuma 1,1 a 1,6 gramas de ácidos graxos ômega-3 por dia.

Os ácidos graxos ômega-3 estão disponíveis em farmácias, lojas de alimentos naturais e online.

Esses foram os 4 remédios naturais para tratar caspa. Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.