Açafrão, possui propriedades capazes até de…

  • por
açafrão

O açafrão é uma das especiarias mais valiosas e caras conhecidas em todo o mundo, assim graças à sua cor, sabor e propriedades medicinais. Quais propriedades medicinais ademais, você pode perguntar? A lista é extensa e continua a crescer.

Assim como uma das ervas e especiarias mais importantes do mundo e das 14 principais ervas da Bíblia , a experimentação está em andamento quando se trata de explorar o novo potencial desse tempero versátil – um tempero que tem demonstrado estimular o coração, a mente e muito mais. séculos.

O açafrão normalmente vem em quantidades muito pequenas porque é muito caro. Por que o açafrão é tão caro? Você está prestes a descobrir!

O que é açafrão? De onde isso vem?

A planta de açafrão ( Crocus sativus ) é um membro da família de flores Iridaceae , que também inclui afinal o íris. Aliás o açafrão é uma planta perene que cresce a partir de um bulbo e flores no outono. E o tempero culinário que você conhece e ama? Na verdade, certamente o tempero vem do estigma da flor de açafrão, que é separada e seca. Conforme os estigmas secos são de grande importância na produção de indústrias de cosméticos, produtos farmacêuticos e corantes têxteis, além da culinária. Enquanto a flor de açafrão é roxa, a cor da especiaria é um vermelho pungente.

Então o que há de tão especial nesse tempero? Conquanto são necessárias cerca de 75.000 a 125.000 flores para produzir apenas um quilo. Cultivar e colher açafrão exige muito trabalho, como você pode ver, e é por isso que o preço do açafrão é tão alto. Então quanto custa o açafrão real? Conforme uma única libra pode custar até US $ 5.000. Esse custo chocante de açafrão faz dele o tempero mais caro do mundo .

Este tempero exótico é nativo do sul da Europa, mas pode ser encontrado em muitos países hoje. O açafrão é cultivado na Austrália? Cresce em todo o mundo em todos os continentes, menos na Antártica. Onde está o melhor açafrão do mundo? Isso é discutível, mas atualmente o maior produtor é o Irã.

Durante séculos, tem havido muitos usos desse tempero.

Decerto os curandeiros egípcios o usavam para tratar doenças gastrointestinais e, na época romana, era usado para promover a cicatrização de feridas e aliviar as queixas respiratórias superiores. Assim outros usos do açafrão na medicina tradicional incluem como um abortivo e no tratamento de espasmos, febre, resfriados, bronquite e insônia. Na medicina folclórica e ayurvédica , era usada como erva expectorante, sedativa e anti-asma, adaptogen, emmenagogue e em várias preparações opióides para alívio da dor durante os séculos XVI e XIX.

Esta erva preciosa foi mencionada no Velho Testamento em Cânticos de Salomão, juntamente com mirra, aloe, cálamo e canela, como uma das especiarias mais preciosas. Claramente, a história desta valiosa erva é extensa, mas quais são os benefícios do açafrão hoje em dia? Vamos dar uma olhada.

açafrão

Benefícios do açafrão

1. Melhora a saúde cardiovascular

De acordo com estudos recentes mostram uma grande promessa de constituintes de açafrão na promoção de um sistema cardiovascular saudável . As proteínas de choque térmico (HSPs) 27, 60 e 70, em particular, estão significativamente associadas à síndrome metabólica e à aterosclerose, de modo que os pesquisadores queriam investigar o efeito dessa erva nos títulos de anticorpos para HSP em pacientes com síndrome metabólica.

Conquanto os níveis de proteínas de choque térmico 27, 60, 65 e 70 foram medidos em um estudo publicado no Journal of Complementary & Integrative Medicine durante a suplementação, com 105 participantes diagnosticados com síndrome metabólica. Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos e receberam 100 miligramas por dia de placebo ou açafrão. Após três meses, os anticorpos para as proteínas de choque térmico 27 ​​e 70 diminuíram bastante no grupo açafrão.

2. Ajuda a disfunção erétil

Certamente a disfunção erétil (DE) afeta mais de 150 milhões de homens em todo o mundo . Na medicina tradicional, o açafrão é um afrodisíaco , com seu composto químico conhecido como crocina creditado por sua atividade afrodisíaca. Em um estudo piloto para avaliar esse uso tradicional, 20 participantes do sexo masculino com TA foram avaliados por 10 dias. Todas as manhãs, os participantes tomavam um suplemento de açafrão contendo 200 miligramas desse tempero. Os participantes foram submetidos ao teste noturno de tumescência peniana e ao índice internacional de questionário de função erétil (IIEF-15) no início da suplementação e no final de 10 dias.

Após os 10 dias de suplementação, houve uma melhora estatisticamente significativa na tumescência e rigidez da ponta, bem como na tumescência e rigidez da base. As pontuações totais da ILEF-15 foram significativamente maiores depois que os participantes foram suplementados com esta erva . Houve um efeito positivo na função sexual com aumento da duração e número de eventos eréteis observados em homens com disfunção erétil após tomá-lo por 10 dias . Assim, esse tempero tradicional também funciona potencialmente como remédio natural para a impotência.

3. Possui potenciais efeitos anticâncer

Decerto câncer é uma das principais causas de morte no mundo hoje. O açafrão como planta medicinal é conhecido por suas capacidades anticâncer, tornando-o um potencial tratamento natural do câncer . Em um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, publicado no Avicenna Journal of Phytomedicine , foram avaliados os efeitos do tempero na resposta ao tratamento em pacientes que sofrem de câncer com metástase hepática . Treze participantes que sofrem de metástases hepáticas fizeram parte deste estudo e depois foram divididos em dois grupos diferentes. Ambos os grupos receberam regime de quimioterapia. Os participantes do grupo 1 receberam uma cápsula de açafrão (50 miligramas, duas vezes ao dia) durante os períodos de quimioterapia, enquanto o grupo 2 recebeu um placebo.

Uma soma do diâmetro mais longo foi calculada e comparada para todas as lesões na tomografia computadorizada com contraste IV antes e após o tratamento. Dos 13 que participaram, seis desistiram e sete continuaram até o final. No grupo açafrão, dois participantes apresentaram resposta parcial e completa (50 por cento), enquanto no grupo placebo nenhuma resposta foi observada. Além disso, duas mortes no grupo placebo e uma no grupo açafrão ocorreram. Esta pesquisa sugere que a erva pode ser útil em pacientes que sofrem de câncer com metástase hepática.

4. Alivia os sintomas da TPM

Certamente a síndrome pré-menstrual (TPM) está entre os problemas de saúde mais comuns para as mulheres, afetando de 2% a 40% das mulheres em idade reprodutiva. O açafrão é considerado um excelente antiespasmódico, então os pesquisadores do Centro de Pesquisa em Saúde Reprodutiva Vali Asr da Universidade de Ciências Médicas de Teerã avaliaram se poderia aliviar os sintomas da TPM. Mulheres de 20 a 45 anos com ciclos menstruais regulares que apresentaram sintomas da TPM por pelo menos seis meses foram elegíveis para o estudo. As mulheres foram aleatoriamente designadas para o grupo A, que recebeu 15 miligramas de açafrão em cápsula duas vezes por dia, de manhã e à noite, ou o grupo B, que recebeu uma cápsula de placebo duas vezes por dia durante dois ciclos menstruais.

As mulheres foram avaliadas quanto aos sintomas da TPM usando um questionário de sintomas diários pré-menstruais (PDS) e a Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton (HAM-D). Os resultados mostraram uma melhora significativa em ambos os testes (PDS e HAM-D) para as mulheres no grupo açafrão em comparação com os sintomas pré-tratamento e também mostraram uma melhora significativa nos sintomas da TPM em comparação ao grupo placebo.

5. Promove saciedade e perda de peso

De acordo com um estudo da Malásia, os pesquisadores queriam investigar a propriedade de saciedade dessa erva como mais um dos muitos benefícios do açafrão. Eles deram às mulheres participantes uma cápsula de Satiereal duas vezes ao dia ou um placebo inativo sem restrições na ingestão alimentar. Após dois meses, os participantes que usaram o extrato de açafrão relataram uma diminuição nos lanches e perderam mais peso do que o grupo controle.

Os pesquisadores concluem que o extrato de açafrão pode ajudar as funções metabólicas e combater a obesidade , reduzindo o apetite e promovendo a perda de peso.

6. Melhora a ansiedade e a depressão

Inegavelmente a depressão é um distúrbio grave na sociedade atual, com estimativas de prevalência ao longo da vida de 21% da população geral em alguns países desenvolvidos. Como planta terapêutica, a medicina tradicional persa usa açafrão para a depressão, e os pesquisadores queriam avaliar a eficácia desta erva no tratamento da depressão leve a moderada em um ensaio clínico de seis semanas.

Sobretudo trinta pacientes ambulatoriais adultos que atenderam à entrevista clínica para depressão participaram do estudo. Os participantes tiveram uma Escala de Avaliação de Hamilton para Depressão de pelo menos 18. Nesse estudo duplo-cego, em centro único, os participantes foram divididos aleatoriamente para receber uma cápsula da erva (30 miligramas por dia) no grupo 1 ou uma cápsula de o antidepressivo imipramina (100 miligramas por dia) no grupo 2 para um estudo de seis semanas. Verificou-se que o açafrão nesta dose é eficaz de maneira semelhante à imipramina para melhorar a depressão leve a moderada .

De acordo com estudo publicado no Journal of Complementary & Integrative Medicine , 60 participantes adultos com ansiedade e depressão foram randomizados para receber uma cápsula de 50 miligramas de açafrão ou uma cápsula de placebo duas vezes ao dia por 12 semanas. Os questionários Beck Depression Inventory (BDI) e Beck Anxiety Inventory (BAI) foram utilizados na linha de base, seis e 12 semanas após o início da medicação. Cinquenta e quatro participantes completaram o julgamento. Como resultado, a suplementação de açafrão teve um efeito significativo nos escores de depressão e ansiedade em comparação ao placebo durante 12 semanas.

Esses são os poderes do açafrão, se você gostou, interaja nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.